Header Ads

Últimas notícias
recent

Por que as obras viárias do Jardim Botânico pararam?

 


As obras da finalização do recapeamento da DF-463 estão quase paralisadas. A finalização da duplicação da DF-001, no trecho que liga o balão da JK com o Altiplano Leste, e a duplicação da DF-140 também estão interrompidas. A construção do viaduto na DF-001, no balão da antiga ESAF, não iniciou como deveria. O que está acontecendo?

No balão da antiga ESAF o viaduto planejado tem um orçamento de R$ 33 milhões. O GDF responsabiliza as chuvas pelo andamento mais lento do empreendimento, que não tem maquinário ou qualquer outro sinal de que já está começando.

Segundo o Administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, na obra da DF-001 foi realizada a limpeza do local com a retirada de algumas árvores e, atualmente, trata-se de adequar o projeto após tratativas com a Neoenergia e a Caesb para que sejam feitos os remanejamentos das redes de ambas as empresas. As demais fases da obra estão paralisadas devido ao período chuvoso. “Existe uma cautela em relação às chuvas antes de iniciar as escavações e, de repente, começar a encher de água e ter que esperar maior tempo para poder eliminar essa água”, afirmou o Administrador.

Com o trânsito bastante intenso no local, a obra será fundamental para o fluxo de veículos, principalmente com o crescimento populacional do Jardim Botânico nos últimos anos e as obras de novos condomínios residenciais na região. “Embora no começo se fale em negatividade, devido ao fluxo do trânsito com a construção, olhando para o futuro teremos grandes benefícios, em um curto espaço de tempo teremos melhor mobilidade urbana, de vida, tendo em vista esse trânsito caótico que temos hoje”, afirmou Divina Cunha, servidora pública e moradora do Jardins Mangueiral.

Com previsão para iniciar as escavações no final de março, não há nenhuma estratégia para o fluxo do trânsito quando as perfurações iniciarem. Segundo o Administrador o início das obras demandará um alargamento da rua próxima ao balão, dando fluidez ao trânsito.

Quanto a obra de duplicação da DF-001, que liga o balão da JK e o Altiplano Leste, de acordo com o DER, está atrasada devido às chuvas intensas do período, mas a previsão de conclusão é para abril.  Moradores torcem por isso: “A conclusão dessa obra vai nos acrescentar vários minutos por dia, porque perdemos um tempo precioso no engarrafamento causado no balão da JK”, disse Laurizete Araújo. aposentada e moradora do Jardins Mangueiral.

DF-140 e DF-463

Sobre a DF-463, a assessoria de comunicação do Departamento de Estradas e Rodagem do DF informou que esta obra está na fase de acabamento das laterais da rodovia. A previsão é que seja concluído na próxima semana.

A duplicação da DF-140 é considerada uma obra de grande porte, com 14,8 km de extensão. Conforme informado pela assessoria de comunicação do DER, os serviços foram iniciados em abril de 2021, mas tiveram diversas interferências que paralisaram as obras, como o remanejamento de redes de água e esgoto, os períodos chuvosos, entre outras adversidades.

Moradores da região já verificaram melhorias no trânsito da via (DF-140) mas ainda temem pelo trecho que não foi finalizado. “Os pequenos trechos liberados já nos mostram que teremos mais segurança no tráfego e mais agilidade. Estamos falando de um trecho pequeno, mas já dá um fôlego e aponta que a duplicação é absolutamente necessária, pois trará mais segurança e agilidade no tráfego. No entanto, os trechos mais perigosos estão parados, sem sinal de obras.”, reclama Maria José de Andrade, moradora do Setor Habitacional do Tororó.

Orçada em R$ 20,4 milhões, com liberação de 4,6 km de estrada duplicada e faltando ainda 69% para efetivar a duplicação, a obra retornou o andamento nesta semana e tem previsão para entrega total em julho deste ano.

Via: Movimento Comunitário do Jardim Botânico, com acesso em 16/03/2023

Nenhum comentário:

Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.

Tecnologia do Blogger.