Cruz do Morro - Patrimônico Cultural de São Sebastião
No dia 28 de agosto foi instalada a cruz provisória no morro da cruz em substituição a cruz original que foi removida em dezembro de 2019 devido às fortes chuvas. Naquele momento o planejado era restaurar e fixar a cruz em seu devido lugar. Lembrando, que em maio de 2017 a cruz passou por um processo de revitalização, por meio da ação de restauração desse bem cultural, sendo realizada pelos grupos sociais da cidade, com a participação do Chico Metamorfose, Gersion de Castro do Ateliê cactos e Paulo Alaor da Pow Art.
Destaco a importância da patrimonialização desse bem cultural histórico de São Sebastião, já que por meio da sua materialidade e imaterialidade simbólica ela registra a história centenária da região, através das referências culturais locais sobre a missão cruls, a rota dos tropeiros e a diáspora africana. A existência da cruz é um marco histórico da região. De acordo com o administrador Alan Valim ele narra que se deparou com um cruzeiro totalmente deteriorado pelo tempo, com cupins e queimado e não dava para “restaurar do jeito que foi planejado.”
Nenhum comentário:
Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.