Motoristas enfrentam congestionamentos frequentes no Jardim Botânico
Na ponte JK essa cena se repete de segunda a segunda e segue em direção ao Jardim Botânico. No horário de pico depois da subida, o engarrafamento continua no balão que dá acesso à DF-001. Mais à frente as três faixas viram apenas duas e os carros passaram a dividir em um espaço ainda menor. E não está no fim do dia, hoje às 9 horas da manhã quem seguia para São Sebastião no contrafluxo passou por um engarrafamento e não houve nenhum acidente na pista.
Agora são três da tarde e o trânsito aqui no Balão Esaf continua intenso. Os motoristas que vêm do plano para o Jardim Botânico precisam de paciência para acessar a região.
Para desafogar o trânsito no acesso ao Jardim Botânico, o DER, Departamento de Estradas de Rodagem, anunciou dois complexos de viadutos, um da DF-001, Jardim Botânico e o outro na descida para a ponte JK. O processo de licitação está adiantado e está em fase de análise e de habilitação das empresas interessadas. As obras devem custar 38 milhões de reais. A promessa é que tudo fique pronto um ano depois do início das obras.
Moradores do Jardim Botânico acham insuficiente e querem que o DER faça outras intervenções no trecho entre a ponte JK e o Jardins Mangueiral por onde passam 60.000 veículos. Conversamos com o DER sobre a oportunidade de manejo para que a gente possa trabalhar a dinâmica do fluxo de veículos.
O fluxo de veículos deve aumentar com a criação de novos bairros. O GDF já começou as obras do alto mangueiral em São Sebastião e tem projeto de criar a Expansão do Mangueiral. A estimativa é abrigar mais 110 mil pessoas. Outro projeto é o que é o Quinhão 16, no Jardim Botânico, que deve receber em breve novos moradores.
Nenhum comentário:
Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.