Escola Nova Betânia está sem aula há mais de 1 semana por falta de transporte
Cerca de 800 estudantes de uma escola na zona rural de São Sebastião, no Distrito Federal, estão sem aula há mais de uma semana. O centro de ensino até poderia funcionar normalmente, mas o transporte escolar está suspenso sem dar alternativa para os alunos.
O problema no Centro de Educação Fundamental Nova Betânia é mais grave porque a maior parte dos alunos depende do transporte por morar em comunidades distantes, tais como Jardim ABC e Aguilhada – algumas ficam a cerca de 50 km da escola.
Na manhã desta terça-feira (20), devido à falta de transporte público, apenas oito crianças apareceram na escola. "A situação é lamentável porque todos contam com a merenda para sobreviver. São crianças carentes", disse o vice-diretor do CEF Nova Betânia, Luciano Garcia.
"Muitos pais trabalham e não têm com quem deixar as crianças. Elas ficam em situação de vulnerabilidade."
A dificuldade começou na semana passada, quando um líder comuntário da região fechou o terreno ao lado do centro de ensino, onde os 12 ônibus da empresa que prestava o serviço ao GDF costumava parar para desembarcar as crianças. "Eles (empresa de transporte usam o espaço aqui de forma indevida. Não tem nenhum tipo de documento que permita que eles parem aqui. Eles têm de deixar as crianças na porta da escola e voltar para a garagem", disse o líder comunitário Paulo Ferreira.
Ferreira afirmou que montou a barreira porque uma quadra poliesportiva em breve será construída no lote. Sem ter onde parar o ônibus, a empresa de transporte suspendeu o serviço alegando aos pais que desembarcar as crianças na beira da pista seria um risco.
Explicação do governo
O coordenador da Regional de Ensino do DF, Paulo Viana, disse que o contrato da empresa com o governo foi encerrado e, por isso, todas as escolas rurais de São Sebastião estão sem transporte neste momento.
Viana informou que outra empresa assumiria "assim que acabasse o contrato com a antiga", mas que o Tribunal de Contas do DF interrompeu o processo para analisar o edital. A previsão da Secretaria de Educação é que os ônibus da nova empresa voltem a rodar ainda nesta semana.
Nenhum comentário:
Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.