Parque do Tororó tem 85% das obras concluídas, de acordo com o DER
A obra de revitalização do Parque Ecológico do Tororó chegou à fase final. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) retomou o trabalho no local na última quarta-feira (13/5), após um longo período chuvoso, que forçou a interrupção dos serviços. A ação faz parte da força-tarefa entre diversos órgãos e empresas para revitalizar e estruturar o parque.
Até o momento aproximadamente 85% da obra já foi executada. Entre os serviços previstos estão a pavimentação de 1,1 km até a entrada do parque, a construção da ciclovia paralela à pista, a instalação de bueiros e a sinalização da nova via. Todo o serviço está sendo realizado por administração direta.
Além disso, a terraplenagem do trecho e a instalação de oito bueiros e da ciclovia de mão-dupla já está concluída. Atualmente, os servidores trabalham na aplicação da massa asfáltica na entrada do parque. As cercas e placas ainda serão instaladas, os bueiros e sistema de escoamento, também. A previsão de término para o serviço é até o final desta semana.
Após a conclusão do zoneamento da área de conservação do parque, a área poderá receber equipamentos públicos dos quais ainda não dispõe, tais como parquinhos infantis, pontos de encontro comunitário e quiosques. A população do Setor Habitacional Tororó, que já ultrapassa a marca de 15 mil habitantes, e demais frequentadores do local poderão contar com ainda mais opções de lazer, com a conclusão das obras.
O Parque Ecológico do Tororó é o primeiro equipamento público instalado na região, com 322,75 hectares, e mesmo sem a infraestrutura adequada já era muito procurado por pessoas interessadas em praticar trilhas e rapel.
Força-tarefa
Em 9 de março, o Governo do Distrito Federal (GDF) montou uma força-tarefa para revitalizar, estruturar e finalizar o Parque Ecológico do Tororó. A equipe contou com a participação do DER, do Ibram, da Administração Regional de Santa Maria, do Polo Leste do GDF Presente, da Novacap e da comunidade.
Naquele mesmo dia, máquinas e servidores do programa GDF Presente fizeram serviços de roçagem, nivelamento de pista, retirada de entulho e limpeza nos arredores do parque, que preparam o local para as ações do DER, iniciadas quatro dias depois.
Nenhum comentário:
Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.