Conferência Livre ressalta protagonismo de crianças e adolescentes em São Sebastião
A partir de um processo dinâmico de diálogos e sistematização de propostas, voltados para o fortalecimento do protagonismo e da cidadania infanto-juvenil, a Conferência Livre aconteceu no CED São Francisco, das 08:00 as 18:00, e teve a participação dos Deputados Distritais Fábio Félix (PSOL) e Leandro Grass (REDE) e do jovem Pedro Victor (representante da juventude de São Sebastião) que trouxeram pertinentes considerações sobre o sistema de garantia de direitos, Políticas Públicas integradas e de inclusão social, gestão, orçamento, financiamento, participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes no Controle Social das Políticas Públicas e das deliberações de decisões políticas de seus interesses.
A mesa de abertura foi composta por Francisco Beto, representante da Vila da Cidadania, Matheus Costa, vice-diretor do CED São Francisco e 3 jovens representantes dos projetos Ação em Rede, Mais Cidadania e Girassol: Daniel Guedes, Rayca Almeida e Ellen Vitória.
A parte da tarde foi destinada para a elaboração e sistematização de propostas. Destaque para o grupo de crianças que refletiram, discutiram e apresentaram propostas acerca dos mais variados temas como preconceito, segurança, família, saúde, esporte, lazer, cultura etc. Todas as propostas foram aprovadas e serão encaminhadas para o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA-DF e apresentadas na Conferência Distrital DCA, com previsão para acontecer no mês de agosto.
O evento foi recheado de atrações culturais, com muita música, poesia, dança e artes circenses. A abertura do evento ficou sob a responsabilidade de Rafaela e Uriel que encantaram a todos com lindas interpretações das músicas Dizeres e Ouvi dizer, seguidos por Daniel Guedes e Isaac Mendes. A primeira parte da conferência finalizou com um aulão de Axé, ministrado, com toda irreverência, por Tonim. Bruna Lima, Juan Silva e Guitarhard também marcaram presença no evento e o Resgate Circense, grupo formado por estudantes do Chicão, paralisou a plateia com uma apresentação mágica de tirar o fôlego.
A Conferência contou com o suporte institucional da OSC Evolução e com o apoio da Cáritas Brasileira, do Movimento Cultural Supernova, da Associação Ludocriarte e com toda a equipe dos projetos Girassol e Mais Cidadania. Diversos outros entes e agentes sociais e culturais atuaram de forma estratégica para a realização desse evento: Projeto Campeão, ASCOM, São Sebastião Esporte Clube, Projeto Vida, Nação Zumbi, ATBR, Instituto Comunidade, Casa de Cultura do Morro Azul etc. Foi um momento importante para sensibilizar e mobilizar a comunidade em favor da promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes que estão estabelecidos na Constituição e no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), mas que, mesmo assim, ainda hoje não são implementados em sua plenitude.
Precisamos muito de ações como essas para que as futuras gerações possam ter conhecimento de seus direitos, assim como o de seus deveres como cidadãos de uma nação que se diz democrática.
ResponderExcluir